Hiperidrose é situação de transpiração excessiva, pode acometer axilas, mãos e pés ou ser generalizada. Costuma ser desproporcional
ao estímulo desencadeante (ansiedade, estresse, exercício físico) ou mesmo sem estímulos (no momento de repouso ou sem calor), podendo incomodar muito o paciente.
Existem tratamento locais (cremes e desodorantes potentes a base de sais de alumínio), cirúrgico (simpatectomia) e a plicação de toxina botulínica (Botox).
Tratamento locais são suficientes para os casos mais leves. A maioria dos casos são mais intensos e necessitam de medidas mais eficazes. O tratamento definitivo é o cirúrgico: muito realizado no passado, resolve definitivamente o problema mas envolve uma cirurgia torácia que ''interrompe'' o ramo do nervo do tórax que estimula a sudorese. Como possível efeito colateral pode ocorrer sudorese compensatória (após a cirurgia o excesso de suor se transferir para outra área: costas por exemplo).
A aplicação de toxina botulínica (botox) é um procedimento muito procurado para esse problema por ser simples, rápido e seguro. É pouco doloroso (pode ser usada pomada anestésica antes ou gelo no momento da aplicação) e tem duração entre 6 a 12 meses.